[DIY] Lanterna com todas as luzes igual ao GTI

Salve galera,

Quando eu paguei para refazerem meu chicote traseiro, que estava passando no lugar errado, o cara tirou alguns fios, deixando somente as luzes da ponta funcionando. Resolvi pesquisar como eu mesmo faço para poder colocar todas as luzes funcionando sem ter que pagar para colocar. Então vamos lá. Encontrei em um post do clube do gol quadrado esse tópico abaixo:

http://www.golquadrado.com.br/forum/viewtopic.php?f=25&t=3790

O criador do tópico e dono do DIY, -SCHULZ- , fez o tópico e vou utilizar exatamente as mesmas imagens que ele usou… vou fazer no meu também. Parece ser bem simples e nesse final de semana vou seguir o DIY … você pode penser, mas pow o xandynn ta colocano um DIY sem ele ter mesmo testado?

Sim, de acordo com todo mundo do clube, todos conseguiram fazer, entãooooooo funcionou perfeitamente.

Vamos ao DIY. Final de semana postarei as fotos do som traseiro, da revisão do alinhamento e balanceamento e também farei essa parada das lanternas.

Materiais necessários:

  • 2 soquetes(tipo margarida) – 1 pólo
  • 2 soquetes(tipo margarida) – 2 pólos
  • 2 lâmpadas – 1 pólo
  • 2 Lâmpadas – 2 pólos
  • Fita isolante
  • Fio, para dar o tamanho certo do soquete até a lanterna.

Ferramentas: estilete, multímetro se possível

Custo Aproximado: R$ 20,00 +ou-

1 – Primeiro passo é identificar os fios no soquete. que está funcionando.

2 – Identifique os fios no soquete original do carro:

Como proceder?

Vamos começar pela seta:

  • descasque todos fios do soquete original;
  • ligue a seta ou pisca alerta;
  • pegue o fio negativo do soquete de 1 pólo, encoste na lataria do carro ou encontre o fio negativo no soquete;
  • com o outro fio encoste nos fios do soquete até achar o fio que ficara piscando (é o da seta)
  • isole os fios

Com o da lanterna faça o mesmo procedimento

  • escolha um fio do soquete margarida
  • ligue a lanterna
  • ache o fio que esta acendendo
  • teste os dois fios do soquete, o que acender mais fraco é da lanterna e o mais forte do freio.
  • isole os fios

Com o do freio:

  • peça a alguém pisar no freio, ou coloque um calço no pedal (eu coloquei o triangulo do carro hehe)
  • procure o fio que acenda a luz forte (nesse caso só terá dois fios restando o do freio e o negativo)
  • achando o negativo ligue todos negativos do soquetes (freio, lanterna e seta nele ou na lataria do carro)

;

Se você tiver um multímetro é melhor ainda, faça o procedimento (ex. acender lanterna) e teste com o multímetro, o que tiver mandando uma energia tipo essa da foto abaixo é o fio correspondente.

Isole todos fios, e conecte o conector original.

Conecte nos locais correspondentes a lanterna/freio e seta como na foto abaixo:

Isole tudo e está pronto. O meu tem a placa … vou tirar foto e mostrar para galera.

Sua lanterna agora ficará assim:

Este tutorial foi feito para ligar as duas luzes de lanterna/freio e duas luzes de seta, se quiser ligar as Três debaixo é só comprar mais 2 lâmpadas de um ou dois pólos e ligar junto com a anterior… (no soquete original do carro)

Desculpem se estiver meio confuso, se ainda sim restar alguma duvida poste aqui nesse tópico que eu ou demais amigos do clube responderam.

( Não tem nada de confuso SCHULZ, ficou perfeito o tutorial )

SCHULZ © – Todos os direitos reservados 2007

Vlw galera um grande abraço a todos, esse tutorial vai me ajudar bastante no final de semana!

2 comentários sobre “[DIY] Lanterna com todas as luzes igual ao GTI

  1. Muito bom eu só fiquei na dúvida pois eu tenho os soquete de encaixe que é o correto da lanterna sem ser o margarida ai eu não sei quais são os plugues correto

    1. é bem simples, com um multimetro você testa facilmente. eu fiz isso no meu que tem o socket com plugs grandes … e as lampadas prendem nesse socket.

Deixe um comentário

