Renovando sua Habilitação – Duda pelo site Bradesco

Primeiramente você deve acessar o site do bradesco para emitir o duda para o pagamento.

acesse o endereço:
http://www.bradesco.com.br/indexpf.phtml?pag=/html/content/oportunidade/index_berj.shtm

Irá abrir uma janela do bradesco com 4 itens, selecione o item DUDA = Documento Único do DETRAN de Arrecadação e clique em continuar.

A próxima página você marque como habilitação e preencha a imagem abaixo e clique em continuar.

Agora é a parte mais complicada.
Você deve escolher o código da receita desejada, eu como tirei minha habilitação a pouco tempo, 5 anos, eu só preciso renovar e fazer o exame de vista, eu devo escolher o:

2046 – EXPEDICAO DE DOCUMENTO DE HABILITACAO/PID

Digito meu CPF e visualizo o boleto para pagamento.

Faça o pagamento do boleto e depois de 24 horas do pagamento do boleto você deve ligar para o detran. ( RJ )

Liguei para o detran e agendei minha ida ao detran. Precisei em mãos identidade, cnh, cpf e número do duda. O detran informará os documentos necessários.

Vá preparado para tirar foto no dia agendado. Chegando lá você preencherá um formulário com seus dados, cpf, rg, cnh, etc. Leve os documentos, você só precisará do comprovante de residencia caso tenha mudado de endereço, caso contrário não é necessário.

A clínica é por sorteiro próximo a região que você desejar. Assim que você tirar a foto e dedar o equipamento de impressão digital, ela lhe dará o endereço para você agendar.

Ligue, agende e depois do exame, espere 5 dias para pegar sua carteira de habilitação.

Valor do duda de renovação: R$ 96,22
Valor da clínica: R$ 53,00

Espero ter ajudado.
A galera que tirou a carteira antes de 98 acho que o procedimento diferente. =) Um grande abraço

139 comentários sobre “Renovando sua Habilitação – Duda pelo site Bradesco

  1. Boooooooooooooooooooa garoto!!!! Na moral ,você me salvou!! Já estava desistindo, eles dificultaram muito, antigamente era só ir no caixa do Itaú e pronto. Agora é isso. Valeu demais cara, minha habilitação vence agora mês que vem. Abração

    • uaheuaheu eu tive que pesquisar tbm, foi meio complicado saber o que era para pagar. o pior é que o detran n devolve seu dindin neh, então antes de pagar tem que ver o que tem que pagar realmente.

      Que bom q te ajudou.
      Abraço

  2. É importante que se divulgue o seu tutorial! É bem simples, rápido e prático…. ao invés das informações burocráticas dos outros sites…

    Obrigado!

    Abraços

  3. Alexandre, pra quem vai tirar a carteira definitiva (a provisória fez 01 ano ontem dia 12/08) o código é esse tbem 2046??…desde já agradeço

    • Haroldo, que eu saiba você não precisa pagar nada para pegar sua carteira definitiva. O que você tem que verificar é, se vc perdeu pontos enquanto estava com a carteira provisória, senão só agendar no detran para solicitar sua CNH Definitiva.

      no site do detran está assim:
      “Se, ao final de 12 (doze) meses, o motorista não tiver cometido infrações graves ou gravíssimas ou for reincidente em infrações médias, poderá solicitar a Carteira Nacional de Habilitação definitiva, desde que tenha cumprido o disposto no parágrafo terceiro, do art. 148, do Código de Trânsito Brasileiro.”

      no link : http://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=148

  4. CARA VLW PELA AJUDA…PQ NO SITE PODIA ESTAR ESCRITO ” PAQUE O DUDA DA RENOVAÇÃO DA SUA CNH AQUI !!! ” , MAIS PARA DIFICULTAR ESTÁ ESCRITO COM OUTRAS PALAVRAS E O TELEFONE DO DETRAN TA FORA…AFF….VLW MESMO PELA AJUDA

    • eh cara … eh assim msm o site eh mto ruim e o telefone do detran sempre fora … o detran rj eh mto ruim kra. Que bom que conseguiu resolver … eu tbm na sabia como fazer … quando eu fiz aproveitei para escrever o topico justamente para ajudar outras pessoas que tem dificuldades. um grande abraco.

    • opa desculpa a demora kra … o certo seria 5 anos sim. Mas cara nao tenho certeza, mas o duda tem validade de 5 anos. imagina se vc demora 2 anos para tirar a carteira ( nao estou dizendo que seja o seu caso, soh um exemplo ). esses 2 anos vc ja pagou o duda de habilitacao, e ele estara correndo. entao quand vc pegar a carteira tera somente mais 2 anos. no meu caso eu peguei a primeira habilitacao e demorei 2 anos para renovar. quando fui pegar a definitiva, soh agendei ai a menina disse que eu teria somente mais 2 anos pois eu teria que fazer novamente um exame medico e pagamento do duda. entao acho que pode ser isso pathericky… qlq coisa soh comentar.

  5. ENTÃO EU ACHO QUE EU RENOVO POR MAIS 2 ANOS E DEPOIS , EU FAÇO EM 2014 O EXAME MEDICO E A PROVA TEORIOCA.

    OUTRA COISA; EU MARQUEI PARA RENOVAR NO DETRAN 11;00 HORAS SE EU CHEGAR CEDO ELES ME ATENDEM PQ EU TRABALHO 9;00?

    QUE HORAS ABRE O DETRAN ?

    O BLOG E MUITO BOM VLW ;D

    • prova teorica n precisa cara a nao ser que vc tenha tirado a carteira antes de 1998 … senao eh soh o exame medico. cara se nao for mtooooo tempo atendem sim … isso vai depender do posto … o meu n reclamaram nao … cheguei 30 minutos antes. eu acho que eh as 8h .. mas da uma procurada no site do detran para verificar….

      vlw pethenricky muito obrigado.

    • vamos la … vc vai fazer a prova teorica para pegar a cnh … depois disso nao precisa fazer prova teorica.

      soh se caso alguma nova materia tenha entrado. exemplo disso eh a galera que tirou a carteira antes de 1998 … pois em 1998 3 materias foram adicionadas. mecanica, meio ambiente e primeiros socorros … ai a galera que tirou antes de 98 tem que fazer prova teorica somente dessas materias. pelo menos era isso ate um tempo atras.

  6. MUITO OBRIGADO, CARA VALEU PELA FORÇA EU TAVA TENDO MUITA DIFICULDADE EM ACHAR A RECEITA PARA RENOVAÇÃO, QUANDO ERA DO ITAÚ ERA MAIS FÁCIL, SUA PÁGINA FOI DE GRANDE AJUDA.
    UM ABRAÇO!

  7. Não aparece a palavra “Renovação” nas opções dos códigos de receita. Eu quero renovar minha autorização para conduzir veículo, que vale por um ano, e pegar a definitiva, que vale cinco anos. Qual código devo selecionar, por favor?

    • vamos lá … o exame só se sua primeira habilitação foi tirada antes de 1998 vc tem que fazer uma prova. o exame é o exame de vista … de 5 em cinco anos vc deve fazer um exame de vista.

      desculpe a demora para responder =/

  8. meu tempopo na lan vai acabar e nao obtive a resposta aninda rsrsrsrs estou na merda nao consegui agendar para minha definitiva alexandre me ajudaaaaaaaaaaaa ou me liga ok 76261233 ou 87034611

    • kra … obrigado =)
      sobre pagar pela internet, eu acredito que dê sim. mas por via das dúvidas, é melhor pagar no banco para ter os papeis logo direitinho e não dar problema.

    • opa luis, relaxa que o detran deve estar em período de férias. Talvez ainda não tenha voltado ao funcionamento normal. o pior de tudo é que só da para agendar pelo telefone msm. Eu também peguei um período de feriados e fiquei uns 3 dias tentando ligar e só dava ocupado. Mas relaxa quanto ao duda, ele não vai expirar tão rápido assim ( acho que a validade do duda é de 5 anos para habilitação )

      grande abraço

  9. Obrigado, me ajudou muito!! Salvou!
    Eu perdi a minha cnh original (vencida) tnho cópia, será que vou ter complicações no detran? abraço

    • felipe, se vc terá problemas eu não sei, mas acredito que precise da original, outra coisa … a sua cnh vencida continua com vc msm eles dando uma nova, a antiga fica com vc. o Problema é que vc precisa dos documentos originais para ir la, aí eu não sei te informar se eles vão encrencar.

    • de nada … eu tbm fiquei meio confuso quando vi … eu tive que renovar a minha logo quando mudou para o banco bradesco … imagina como eu fiquei hahaha

  10. ai cara, ali em cima vc disse que não precisa pagar o DUDA pra mudar da permissão pra definitiva, mas no site do detran diz que tem que pagar 101,77

    será que é só pra roubar dinheiro de trouxa?

    • fala ae cara, então. antigamente não pagava duda nenhum, até mesmo pq seu duda e válido por 5 anos. ( tempo para vc pagar novamente e após os 5 anos desse duda vc pagar novamente fazer o exame clinico e pegar a nova carteira.
      então, se vc pagou 5 anos ( usou 1 da permissão ), ainda lhe restam 4 anos. procura que não deve ter que pagar nada cara. a não ser que agora vocÊ não pague nada para tirar a carteira ( o que eu acho bem difícil ).

    • então mudou marcos … pq antes era diferente para quem tirou a carteira depois de 98. Eu tbm liguei para me informar e acabei pergutando … vlw ai por atualizar a parada.
      Inclusive minha mãe tirou a carteira antes de 98 e ainda não atualizou … vou aproveitar e ver com ela ligando para lá para saber o duda que deve pagar.

      tem uma coisa. se vc tirou a carteira antes de 98 mas já renovou depois de 98, ( fez a provinha ) vc agora paga o msm duda que todos pagam.

  11. Oi, Alexandre. Obrigada demais. Hoje fiquei doida; não fazia ideia desse “2046”. mas talvez vc possa me ajudar além,meu caro: como um outro colega aí tb tirei a carteira em 2009; peguei a definitiva em 2010, prestando a uma exame teórico no Detran. Minha definitiva chegou c vencimento agora em fevereiro de 2013. Em 2010 paguei um duda, onde se lê q é válido até 08/09/2015 (o que fecha com sua informacão). O Detran não pode alegar que esse duda (pago em 2010) já foi utilizado para retirar a cnh definitiva?

    • olá anna,
      quanto ao duda, o melhor a fazer é entrar em contato com o detran. Na epoca em que escrevi esse post, o duda da permissão era o mesmo de quando se tirava a definitiva.

      ex: tirei minha cnh agora em 2013, em 2014 eu volto lá só para dar entrada na cnh, ela deverá ter a validade até 2018 ( pois o duda só faz aniversário de 5 em 5 anos ). blz?

      não sei se mudou, se não mudou é assim.

      eu tirei minha permissão em 2007, sendo que só fui pegar a definitiva em 2011 ( pois eu não estava dirigindo ), ai não paguei nada e me restavam 1 ano até que eu pagasse o duda novamente ( minha definitiva veio com validade até 2012. entendeu?

      • Ok, Alexandre! De toda forma valeu. Fui ao Detran hoje: tive q pagar um duda de R$ 101,77 para fazer apenas o exame de vista, segundo a tendente do posto. Vou ter q aguardar ate amanha, pois o pg leva um tempinho pra ser cadastrado pelo Detran. daí ligarei pra agendar. A moca explicou que só terei de realizar o exame teórico novamente em 5 anos a partir deste exame. Então, acompanha: você tira a carteira. Um ano depois tira a definitiva. Três anos depois, renova o exame de vista. Daí, de 5 em 5 anos, renova os exames teórico e de vista. Well… por enquanto é assim! Mais cedo ou mais tarde o Detran inventa uma nova forma de atrapalhar a vida das pessoas. É público! Normal! Obrigadão,amigo!

      • aheuaheuaehua com ctz anna, então continua a mesma coisa, agora essa de fazer um exame teórico de 5 em 5 anos não sei não. até mesmo pq é da seguinte maneira. o exame de vista é a data de vencimento do duda, quando o duda expira, para vc poder dirigir vc tem que fazer um exame de vista ( de 5 em 5 anos ) agora exame teórico ( prova ) não tem não. é só o exame de vista msm e pressão sanguinea, etc … coisa simples … show de bola … e quanto ao pagamento só sair 1 dia depois, é isso msm, demora isso msm para você poder agendar hehhehe DETRAN =)

  12. Minha 1ª Habilitação é 31/08/1982, minha última renovação foi em 2008, quando fiz os exames teórico (provas). Tenho que revonvar agora novamente, minha pergunta é tenho que fazer estes exames novamente? (Prova).

    • olá heliomar … você não precisa fazer a prova teorica novamente, mas o exame clinico sim, vc provavelmente fará um exame de vista la e preencher um cartão resposta com o que vc tem, vão tirar sua pressão e te dar o ok ai só vc marcar para pegar sua carteira … se vc já fez a prova em 2008 não precisa fazer a prova novamente.

  13. po amigo…. to renovando minha carteira.. permissão para definitiva… qual é o valor do duda?? e outra meu amigo… qual é o codigo q se coloca no site do Bradesco??
    grato.

    • boa tarde rafael.
      Então a renovação da permissão para definitiva vocÊ não paga duda, o seu duda que vc pagou para ter a permissão é válido por 5 anos. Portanto não precisa ir no site do bradesco, basta vc ligar para o detran e agendar com eles para poder pegar a nova carteira.

      abraço

  14. Amigão só pra q ñ fique nenhuma duvida q vai me fazer pagar errado me diz meu pai tirou a carteira dele em lá 1900…e lá vai bolinhas rsrs qual dos raios dos códigos tenho q pagar para essa nova ,estressante,burocratica renovação? Desde já agradeço.

    • como dito no post cristiane, se seu pai tirou a carteira antes de 1998 e ainda não renovou a carteira fazendo o teste teórico, ele precisar pagar um duda diferente dos que tiraram a carteira após 1998. Esse teste é um teste com as novas matérias teóricas, tais como ( meio ambiente, mecanica e primeiros socorros ). E também precisará fazer o exame clínico ( exame de vista e pressão etc ). Não sei pq no post a imagem não está aparecendo, peço que vc entre em contato com o detran para saber como proceder, como algumas coisas mudaram não sei se ainda continua assim pois este post é um antigo.

  15. Olá Alexandre! Ta de parabéns, excelente Blog! Amigo, trabalho criando Soluções em forma de Programas e Plugins e ferramentas online, para deixar a vida das pessoas mais fácil. E no momento estou terminando de trabalhar num Projeto muito intereçante, e acredito que possa intereçar a você ou para os Leirores do Blog. O programa é para Gerar Calculo Revisional, e relatórios completo para abertura de Processo na justiça. O programa também gera o Laudo Pericial que é exigido principalmente para processos revisional de Ficanciamento de Automóveis. O site já esta no ar, e o programa em fase de revisão. Para saber mais, só visitar o Site. Obrigado!

  16. Por que simplesmente não colocam o código com a descrição “RENOVAÇÃO DE CNH”? É pra forçar a gente a pagar dois DUDAs?

    • Olá priscila, para trocar de permissão basta vocÊ ligar para o detran e agendar para fazer a troca … não precisa pagar duda. é necessário ligar para o dentran para agendar uma visita em um posto levar os documentos necessários ( tirar foto ) e aguardar para receber a definitiva. ( sem custos )

  17. Interessante que em SP o mesmo serviço custa 36 reais e o site é muito melhor organizado, explica tudo sem deixar dúvida, e você recebe uma carta na sua casa 1 mês antes de vencer a cnh explicando tudo também. No RJ paga-se o triplo e o site não explica nem como paga a taxa, fui descobrir que é no bradesco no seu site, obrigado.

    • no rio de janeiro infelizmente é tudo uma bagunça e tudo um abuso … se eu te contar que a gasolina aqui chega a R$3,20 e nos mais baratos é R$3,00 vc acredita? O Rio deixou de ser a cidade maravilhosa. Ruas esburacadas, taxas bizarras e um serviço de merda, infelizmente é assim por aqui.

  18. Acredito, eu sou carioca, morei os últimos 5 anos em São José dos Campos – SP e agora voltei pro Rio. SP não é uma maravilha, não deixa de ser Brasil, mas é nítido que as coisas públicas funcionam bem melhor (ou menos ruim) que no RJ.

  19. Boa Noite!
    Tenho um duda pago de 19/12/2011com o cod 014-0 é possível transferir o cod da receita para 0019? Consigo aproveitar o pagamento ou tenho que pagar outro?

    • oi marcela, acho que infelizmente não tem como transferir. Você pode tentar ligar para o detran pedindo informações e se tem como fazer isso ok?

  20. Entendi. Todas as vezes que tenho que renovar a carteira me revolto. Eu pago plano de saúde, mas tenho que pagar exame de vista também. Cada vez mais cara a habilitação e o exame de vista. Se ficar reprovado ainda tem que pagar de novo. CANALHAS!
    Um absurso!!!!

    • Realmente lucia, é um absurdo mesmo, mas infelizmente no Brasil as coisas funcionam assim msm. Dificilmente você ficara reprovada nos exames a não ser que tenha algum problema na vista. Mesmo assim é dificil. Meu pai só enxerga de 1 olho, e mesmo assim passou. Esse exame de vista eles também passam umas perguntinhas e medem sua pressão também, e é diferenciado de todas as clínicas, é uma somente para o detran, não é uma clínica convencional.

  21. Olá, eu acabei de tirar o meu duda e o valor cobrado está sendo de R$ 101,77 é esse valor mesmo? pra mim seria o valor de R$ 96,22 não quero pagar nada a mais para eles rsrsrs vc poderia me ajudar?
    Obrigada

    • olá monike, desculpa não poder te ajudar, eu estou desatualizado de valores. Existe diferença de valores pelo código do duda sim, você quando emitiu o boleto do duda, você selecionou o código certo?

    • você já tem + de 5 anos de carteira e tirou a sua carteira depois de 1998? se for é esse código mesmo. Acredito que reajustes podem ter. ok? quando eu renovei minha carteira foi no ano passado ou retrasado. por isso que era 96,22.

  22. Essa é a primeira vez que eu renovo depois da provisória, que pena então q o preço aumentou, se eu for direto na boca do caixa eles emitem um boleto pra mim? ou eu tenho que levar uma cópia?

    • então você já tem 5 anos de carteira né, caso vc esteja passando de provisória para definitiva você não paga nada. Caso esteja renovando sua definitiva vc emite o boleto lá do duda e paga. esse valor deve ser do reajuste. por isso que agora é mais caro =/ acho que vc tem sim como ir lá no caixa do banco bradesco. pelo menos no itaú era assim. eu paguei com o celular uhaeuauhehauea

  23. Dá ultima vez eu não precisei pagar o duda, então esse valor deve ser do reajuste mesmo!
    Alexandre muito obrigada pela sua ajuda e sua disponibilidade de nos ajudar!

    bjos

  24. Amigo.
    Sou do Rio de Janeiro e tenho a permissão de habilitação.
    Pra que eu posso tirar a minha carteira definitiva eu preciso pagar outro duda?
    O cara da auto escola disse que preciso pagar outro duda.
    Se sim, qual das opções no Bradesco eu escolho pra pagar o duda.
    Obrigado

    • permissão vc não precisa pagar duda.
      Seu duda é válido por 5 anos. depois de 5 anos vc tem que pagar outro duda de renovação de habilitação e fazer um exame de vista novamente.
      Se informe em outra auto-escola só para saber pq na época que eu passei da permissão para habilitação a uns 2 ~ 3 anos atrás eu não precisei pagar absolutamente nada. foi só ir no detran para pedir um documento novo.

  25. meu camarada, minha provisoria venceu mes passado, qual item devo colocar para pagar o duda? é o mesmo para renovação de 5 anos, no caso este: 2046 – EXPEDICAO DE DOCUMENTO DE HABILITACAO/PID

    ???

    • isso ae meu camarada … esses valores que estão no post são antigos, não sei se houve alteração. mas é isso ae. o duda tem validade de 5 anos. então renovando agora só terá que renovar novamente daqui a 5 anos.
      tipo se vc pagar o duda agora e demorar 2 anos para renovar a carteira, quando vc renovar só terá o tempo restante do duda que seria 3 anos… funciona dessa maneira… então pagou o duda só agendar num posto do detran, tirar fotinha nova e mandar ver =)

  26. ACREDITO QUE ESTE VALOR , PODERIA SER MUITO MENOR. – A QUALIDADE CO PAPEL É BAIXO , – A QUALIDADE E NITIDEZ DA FOTO É PÉSSIMA, E O ATENDIMENTO NOS POSTOS É MUITO , MUITO RUIM. – OS ATENDENTES NOS TRATAM COMO PORCOS. – PAGAR 50 JÁ SERIA BEM PAGO. – E AÍ VAI MINHA OPINIÃO COM ASSUNTO PRÓXIMO: .. . . . . UM DEPUTADO HONESTO, PODE FAZER UM PROJETO DE ALTERAR AS VISTORIAS DE VEÍCULOS PARA DOIS EM DOIS ANOS. . . . . TERIA MILHÕES DE VOTOS NAS URNAS.

    • falta fiscalização. acabaram de bater no meu carro, no meu blog posto sempre as paradas que faço nele, como vc pode ver, um motoqueiro arrebentou a traseira lateral do meu carro, tirou tinta quebrou lanterna, foi o tempo de eu abrir a porta e sair ele arrancou com a moto, placa levantada, não da para ver a placa … ja era … o prejuizo é meu. ai inicio do ano tenho que pagar ipva, enfrentar uma fila e perder 1 dia de trabalho para fazer vistoria, como meu carro é antigo, eles vão implicar com tudo. vc acredita que já implicaram comigo porque o motor estava sujo? infelizmente é o BRASIL.

    • não sei te informar, pois vc precisa levar a sua cnh para fazer a renovação. de qualquer forma, você pode ligar para o detran para se informar ou então ir a um posto para tirar essa dúvida.

    • hahaha obrigado, realmente o post é para ajudar a galera assim como eu tive esse problema, pude ajudar quem passou pela mesma coisa. No entanto acho que o post está bem antigo, nem sei se ainda é a mesma coisa. qualquer coisa só falar =) Grande abraço e obrigado

  27. Bom dia Alexandre, estou querendo mudar da permissão para a definitiva e quando entro no campo onde devo escolher o Duda a pagar, não vejo esta opção, será que você pode me ajudar, dizendo o código ou como está escrito?
    Obrigado!!

    • bom dia paulo, sua permissão tem validade de 1 ano correto? você pagou um duda de primeira habilitação, esse duda tem validade de 5 anos, então só você contar quanto tempo falta, provavelmente faltará 4 anos. Portanto, você ainda tem mais 4 anos de duda. Basta você ligar e agendar com o detran, eu fiz a minha indo a um posto, tirando foto nova, e depois de 1 semana fui buscar a nova. o processo é rápido e você não precisa deixar sua permissão lá. Lembro que tenho a minha ainda =) Então ligue para o detran informando que sua permissão esta para vencer e gostaria de agendar para renovação.

  28. Boa tarde minha habilitação vence começo do mês que vem já renovei 2 vezes como tudo muda oque devo fazer primeiro , vc pode me dizer o cod . do duda de renovação , que eu já ia pagar de uma ves pra adiantar espero poder mi ajudar , estou no aguardo obrigado

    • amigão o procedimento normal o código é o 2046 – EXPEDICAO DE DOCUMENTO DE HABILITACAO/PID
      para quem tirou a carteira antes de 1998 ( antes de ter meio ambiente, mecanica e primeiros socorros na prova ) e não fez essa prova com esses itens o procedimento é outro.

Deixe um comentário

